A histórica abertura dos 36º Jogos Internos Damas

A cada ano, a cerimônia de abertura dos Jogos Internos Damas (JID´s) é especial. Contudo, em 2016, além tudo, ela foi histórica. Motivos não faltaram para que o evento desta quarta-feira (20) ficasse gravado eternamente na memória dos participantes.

A abertura começou com o acendimento do fogo olímpico no Marco Zero. O revezamento da tocha, com a chama olímpica passando pelas mãos das religiosas, alunos, ex-alunos, pais e funcionários, percorreu as ruas do Recife. O percurso simbolizou a chegada das primeiras irmãs ao Recife e o início da missão no Recife, há 120 anos.

Ao chegar no Damas, a tocha foi recebida pelas ex-diretoras, Madre Chantal, Irmã Mirian Vieira, irmã Eliziete Cassimiro de Freitas e pela atual diretora-geral irmã Alcilene Fernandes. Das mãos das religiosas, a tocha passou para os alunos. Tudo foi gravado e exibido no telão durante a abertura.

Na cerimônia, a primeira apresentação foi da Ginástica Artística, que fez um passeio pela história da modalidade. Na sequência, as meninas da Ginástica Rítmica simbolizaram com gestos e movimentos a chegada das religiosas ao Brasil.

A participação da Banda Marcial Rotary do Alto do Pascoal foi uma das novidades da abertura. Com um som marcante, eles deram um verdadeiro show. Eles tocaram durante a entrada dos pelotões.

A pira olímpica foi acessa pelo aluno da 3ª série do Ensino Médio, Pedro Peixoto. O juramento do atleta foi feito pela aluna da 1ª série do Ensino Médio, Gabriela Cavalcanti. Em seguida, irmã Socorro Freire conduziu o momento de oração.

Outro ponto marcante foi a entrega simbólica da chave da casa própria da funcionária Maria Conceição da Silva. Ela foi a 27ª contemplada pelo projeto, que reverte o dinheiro arrecadado com as inscrições e os acessos para a abertura para a compra de uma moradia.

A surpresa também fez parte da cerimônia e o ginásio de esportes foi batizado. A partir de agora, ele passou a se chamar Gymnasium de Esportes Irmã Socorro Freire, que ficou bastante emocionada.

Antes da entrada dos alunos da 3ª série do Ensino Médio, a Banda Marcial do Rotary fez uma evolução e foi bastante aplaudida. Para fechar a cerimônia com chave de ouro, os estudantes concluintes fizeram uma bela apresentação.